Conteúdo que edifica!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PRUDENTE COMO SERPENTE, SIMPLES COMO POMBA


Mateus 10:16
Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas.

   Jesus foi muito claro ao preparar os discípulos para os desafios que os esperavam na árdua tarefa de anunciar o Reino de Deus, curando os enfermos, expulsando os demônios e resuscitando os mortos. Jesus deixou muito claro que se o discípulo não estivesse morto antes mesmo de dizer sim, ele não suportaria as pressões e opressões que o esperaria em sua caminhada de discípulo. Isso explica, por exemplo, um Paulo sendo apedrejado até ser tido como morto, e depois de se recuperar voltar para a mesma cidade... Isso explica a atitude celestial de um Estevão que sendo apedrejado teve visões celestiais e fez uma nobre oração (copiada de quem? Adivinha?): "Perdoa-os, eles não sabem o que fazem". Esses discípulos estavam prontos para tudo!

   Hoje em dia a coisa está suave, ou fizemos a coisa ficar suave... Hoje, curar enfermos, expulsar demonios, ressucitar mortos é algo raro, e onde acontece vira evento de promoção, onde só falta o diretor dizer: "Luz, Câmera, Ação!"... Não somos preparados para morrer, nem para ser perseguidos, o Evangelho da Cruz se tornou o Evangelho legalista... Nossa cruz tem outro nome hoje em dia: Doutrina... Essa é a cruz que muuuuitos cristãos carregam, e acham que são discípulos só porque obedecem as regrinhas... ai ai ai!

   Jesus estava falando com discípulos... Homens que deixam pai e mãe e vão! Com a mensagem do Reino, curando enfermos, expulsando demônios e ressucitando mortos sem a pretensão de aparecer no zoom de uma câmera ou de misturar seu coração no aplauso da multidão... Discípulos que tratam o poder de Deus como algo de Deus, não seu... Homens que querem abençoar as pessoas, servir as pessoas, preferem dar do que receber... E já estão mortos! Se for pra fogueira, bom... Se for metralhado, bom! Já morreu mesmo! Agora vive pra Cristo!

   Jesus alertou esses sobre os perigos da ida... Jesus nos mandou pro meio da fogueira mesmo! "Eu estou mandando vocês como ovelhas no meio de lobos"... A coisa não é tão simplista assim! A coisa é arriscada e perigosa... O chamado é algo que custará nossas vidas! O servo jamais é maior que seu Senhor... O que mais esperaríamos nós do que ser tratado como Jesus foi tratado... Por uns ovacionado, por outros crucificado... Assim será conosco, não somos maiores que Jesus! Sabendo disso, nosso Mestre e Senhor alerta ao fato de que devemos ser:

1 - "ESPERTOS COMO COBRAS" - Irmão, pra ser discípulo de Jesus, tem que ser ligeiro! Tem que ficar esperto! Primeiro para estar ligado 24 horas por dia... Qualquer hora é hora de avivamento! Qualquer hora é hora de um milagre, mas como isso vai acontecer se não estivermos ligados e espertos?! Ande pelas ruas ligeiramente! Levante a cabeça, e olhe adiante de si! Fique em estado de alerta! Foi essa esperteza que satanás teve no Éden e enganou Eva... Agora, Jesus nos ensina a ser espertos para sobrevivermos no meio dos lobos desse mundo! Eu vejo muito essa características nos discípulos em Atos dos Apóstolos... Eles estão espertos o tempo todo... Eles entram e saem sem ser percebidos... Eles fogem das prisões, entram em cidadelas, saem de cidades escondidos, entram escondidos... Eles são lisos feito quiabo! São espertos! Entram quando ninguém percebe, e fazem o estrago! rsrs... É assim que devemos ser, mas nossa bomba se chama: Batismo no Espirito Santo! Por onde passarmos levaremos conosco essa bomba, pra gerar verdadeiros estragos! Fique esperto! Fique ligado!

2 - "SEM MALDADE (OU SIMPLES) COMO AS POMBAS" - Aqui se completa o "tempero" perfeito que um discípulo de Jesus deve ter: A esperteza da serpente, mas a simplicidade, a ausência de maldade, posso dizer: A delicadeza de espírito de uma pomba. Se por um lado estamos ligeiros como a serpente, por outro somos simples e sem maldade como a pomba, capazes de tocar o coração de pessoas e cativá-las. Isso nossos irmão de Atos também tinham... A bíblia diz que os apóstolos caiam na graça do povo... Isso não é maravilhoso? Assim devemos ser... No mundo todos são "ratos", ligeiros... mas seus pés são ligeiros para a maudade... Nós não! Nós temos uma missão: ANUNCIAR O REINO DE DEUS... E para isto teremos que ser espertos e simples... astutos e moderados... Esse tempero sim vai mudar o mundo atual!

  Vamos mudar a mente? Vamos parar de buscar os milagres e maravilhas só pra um divertimento pessoal? Vamos fazer como Jesus? Que curava e pedia para o curado não contar pra ninguém. Não precisamos da glória! Não precisamos de elogios! Isso nós fazemos em secreto, diante de Deus... É Dele que vem nosso galardão! Nossa alegria é servir ao Senhor... Amar a Ele de todo coração, e sempre... Amar ao próximo como a nós mesmos...

  Cultive em sua vida a esperteza da serpente e a simplicidade da pomba! Seja "liso" pra pregar o evangelho, pra fazer o bem, pra fugir da tentação e do pecado... mas, seja simples e puro, sempre! Não deixe o desejo pelos aplausos de embriagarem... Você nasceu pra pregar o evangelho... Então faça isso com ousadia... Sabendo sempre que nem sempre o resultado será o esperado, porque com Jesus também foi assim... Não desista nunca... Continue pregando o evangelho, orando pelos enfermos, expulsando demônios e ressucitando mortos... Aquilo que recebemos de graça, de graça entregamos...

 

Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.